Relatos dos moradores da Estrada das Barreiras

Entevista com moradores antigos do Bairro

Morador 1 -  Veio morar no bairro com 14 anos ( Morou em outros dois Bairros no entanto, voltou para o Cabula quando casou-se). Hoje tem 63 anos.

Pergunta 1- Como era o Cabula na época que o Sr. veio morar aqui?

Resposta- Eu sai de Murutuba com minha mãe, meu pai já morava aqui no bairro( veio trabalhar com irmão dele, meu tio), eu tinha apenas 14 anos. O bairro não era asfaltado, não tinha condução para cá, só tinha ônibus em São Marcos, nos vinhamos para cá, andando por dentro das trilhas. Só tinha asfalto até o 19º BC (Batalhão de Caçadores), o restante do bairro era todo de estrada de terra. 

Pergunta 2- O Sr. lembra dos pés de laranjas dessa região do Cabula?

Resposta. Não lembro. Só lembro dos pés de manga, jaca e jambo ( tinham ainda muitas chácaras aqui). Lembro de os donos dessas chácaras deixar as frutas expostas para vender na frente das cancelas. Minha mãe foi uma das primeiras moradoras a começar a vender frutas aqui na porta de casa. E hoje meu irmão ainda trabalhar dessa forma.

Barraca de frutas do irmão do morador 1

Pergunta 3-  O Sr. sabe quando o asflato foi colocado aqui na Estrada das Barreiras?

Resposta- Eu fiquei um tempo fora aqui do Cabula, fui morar em dois outros bairros, na Liberdade e Alto do Cabrito. Quando voltei ja tinha asfalto aqui na principal ( Minha mãe e pai ainda ficaram aqui no bairro), e lembro que mãe contava que o foi ACM que colocou asfalto aqui.

Pergunta 4- O Sr. conhece algo sobre os quilombos que ficavam aqui na região do Cabula?

Resposta- Não lembro disso! Mas já vi outros moradores falarem que tinha mesmo aqui esse tal de quilombos. Acho que era lá no Beirú né? Ah!! aqui tudo era Beirú,não tinha essa divisão que eu me lembre.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog