Blog História do Cabula/ Estrada das Barreiras


Este blog foi criado como Avaliação Parcial da disciplina REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, sob a orientação do Prof. Alfredo Eurico Rodrigues Matta

Sou estudante de Pedagogia, pesquisadora iniciante, da Universidade do Estado da Bahia e professora do Ensino Fundamental I e Ed. Infantil na rede privada de ensino. 

A Escolha do bairro do Cabula/ Estrada das Barreiras para realização deste trabalho de pesquisa se deu por ser nascida e criada neste bairro.  

Pretende-se neste espaço trazer breves informações e curiosidades sobre a história deste bairro riquíssimo historicamente/culturalmente, através de pesquisas realizadas em outros blogs, livros,memória popular, teses, artigos entre outras fontes de pesquisa.
O blog tem como público alvo toda e qualquer pessoa que se interesse por história e identidade coletiva.

Vamos viajar inicialmente por um breve apanhado da história da fundação da cidade do Salvador até chegarmos na origem do bairro do Cabula e bairros próximos.
Baía de Todos dos Santos- Antiga

Mapa Cabula
Baía de Todos os Santos - Atual

Comentários

  1. Morava no cabula e não conhecia a história do bairro, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Curiosidade.Como surgiu a denominação da distribuição do Cabula:1,2,3,5,6,7...?obrigada

    ResponderExcluir
  3. De fato só exite o Cabula e Cabula 6. O bairro do Cabula pertence, dentre as 18 regiões de Salvador, à Região Administrativa XI (onze), cujo nome também é Cabula. Já O Cabula pertence a região Adiministrativa XII (doze) que inclui o Beiru (Tancredo Neves)

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante sua iniciativa, sou moradora do bairro e fico muito feliz em conhecer um pouco de sua história.

    ResponderExcluir
  5. Cheguei no na Estrada das Barreiras a pouco tempo ,mas conhecer um pouco dessa fantástica historia é muito bom.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!! Você pode contribuir com informações também!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A escolha dessa pesquisa foi muito feliz. Conhecer a história de um lugar é, ainda que não percebamos de imediato, tomar posse de nossa identidade. Costumes, jeitos, linguagens, ancestralidade. Parabéns! Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Muito mais há para ser dito. Essa pesquisa merece estar dentro das escolas para o conhecimento de uma geração que ignora totalmente a identidade do bairro em que vive. Publique, por favor!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog