BREVE HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DO SALVADOR


O processo de colonização do Brasil inicia-se no ano de 1549, após o insucesso do sistema de Capitanias Hereditárias, já que os donatários encontravam dificuldades para proteger suas capitanias e de promover atividades econômicas lucrativas, pois encontravam resistência dos índios.
O Rei de Portugal D' João III resolveu tomar uma medida para sanar esta situação e através de um decreto da Coroa Portuguesa cria o cargo de Governador Geral, sendo nomedo o 1º Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza. 
Tomé de Souza chega ao Brasil no dia 29 de março do mesmo ano (1549), com uma tropa composta por mil homens. Fixou-se próximo à Baía de Todos os Santos e de forma mais efetiva iniciou a colonização no Brasil.  Fundou a 1º capital do Braisl, a cidade de Salvador.
Mais tarde o 1º Governador Geral, o intuito de mostrar apoio a Coroa Portuguesa e a Igreja, cria o 1º bispado do Brasil, chefiado por Dom Pedro Fernandes Sardinha, trouxe também padres jesuítas destinados à conversão religiosa dos nativos e dinamizou o processo coonizador ao realizar a fundação de câmaras municipais e incentivar o plantio da cana-de-açúcar. 
Dessa forma, Salvador surge como cidade cosmopolita/ fortaleza, sendo planejada e construída para ser o centro administrativo do Brasil, desenpenhando este papel muito bem durante vários anos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog